Gerenciamento de crise - Coluna Folha Noroeste - Cap Aguiar!

Gerenciamento de crise!
 
Nesta semana, tive a grande oportunidade de fazer um curso de Gerenciamento de Crises no Batalhão de Operações Especiais (BOE) em Porto Alegre. Foi muito interessante, eis que mudamos nossa rotina, tivemos um grande aprendizado e revemos velhos amigos.
Estar no quartel do BOE em um período de tantos conflitos e manifestações serviu para que pudéssemos ouvir suas experiências, flagrar em “in loco” suas técnicas, conhecer o material utilizado.
Foi importante, pois trazemos nossas características regionais, nossas dificuldades e, também, nossa forma de contato com todas as manifestações. Na capital, pelo número de manifestantes, dificilmente há ações que infelizmente não exacerbam a legalidade.
Mas o primeiro passo é o mesmo. Negociação, negociação e negociação. Sempre. Qualquer ato da polícia para combater os delitos é precedido por negociação de homens preparados. Técnicos e imbuídos no resultado da boa conversa. Sejam ocorrências de controle de tumulto, sejam aquelas que envolvem reféns, com pessoas dos mais variados perfis e situações heterogêneas.
Mas, às vezes, a conversa não adianta. Quando se passa do limite, há ações que devem ser desencadeadas, caso a negociação não funcione.
Olha, gente, fiquei impressionado com o preparo dos policiais. Não pensem que se junta qualquer pessoa para negociar, para decidir, para agir, para usar a força necessária para a contenção de vândalos. Cada um tem sua função. Cada um é preparado, e muito preparado para agir.
Testemunhei toda esta dedicação. Estamos trazendo uma pequena bagagem de tudo isso. Mas estou orgulhoso de nossa polícia. Estou orgulhoso que temos como prioridade a negociação, sempre. Ninguém é contra manifestações, mas contra o vandalismo, sim. E aí se age dentro da técnica e se condena qualquer ato diverso deste.
Por isso que a prevenção é importante. A prevenção dialoga. A prevenção une forças. E desde já convidamos a todos para que na próxima terça-feira, 9, às 19h30, no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen (ACI/FW), para prestigiar um evento de prevenção. Sim. Teremos um painel envolvendo a Brigada Militar e Polícia Civil, com apoio da ACI/FW, sobre o tema de Segurança Bancária e Empresarial. Estão todos convidados. Confirme sua presença junto à ACI de Frederico Westphalen, pois as vagas são limitadas.
 
Até semana que vem.
 
Notícia postada em 8/07/2013 - Jornal Folha do Noroeste - Coluna Cap Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Os Comentários e/ou Sugestões serão avaliados e após exibidos.

Moderador do Blog.