Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste de Santa Rosa comemora seus catorze anos de criação



             Na data de 23 de novembro de 2012 o Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste da Brigada Militar (CRPO/FNO) comemora seus catorze anos de criação no município de Santa Rosa.

             O CRPO/FNO foi criado no dia 23 de novembro de 1998 pelo Decreto Estadual nº 38.107/98. Inicialmente abrangia 21 municípios da região do COREDE Fronteira Noroeste. Com a reestruturação dos Comandos Regionais ocorrida em Maio de 2001, o CRPO/FNO passou a ter responsabilidade territorial sobre 77 municípios dos COREDES das regiões Fronteira Noroeste, Missões e Noroeste Colonial. Em Dezembro de 2004 com a nova reestruturação organizacional da Brigada Militar o CRPO/FNO passou a abranger 56 municípios das regiões dos COREDES Fronteira Noroeste, Noroeste Colonial e Médio Alto Uruguai, perfazendo 15.848,01 Km2, com uma população aproximada de 559.186 habitantes. Três Batalhões de Policia Militar estão subordinados administrativa e operacionalmente ao CRPO/FNO: O 4º BPAF- com sede em Santa Rosa; o 7º BPM – sede em Três Passos; e o 37º BPM- sede em Frederico Westphalen, os quais por sua vez são estruturados em Companhias, Pelotões e Grupos de Policia Militar nos 56 municípios da área de ação do Comando Regional.

            O CRPO/FNO teve como seu primeiro Comandante o Cel RR Sérgio Antônio Paim Gonçalves – de Dezembro de 1998 á Julho de 2004. Atualmente é Comandante do CRPO/FNO o Coronel SÉRGIO FLORES DE CAMPOS.

           Com o objetivo de alcançar a prevenção dos delitos, em sua maior amplitude, o Comando Regional de Policia Ostensiva Fronteira Noroeste busca o estreitamento de relações com os mais diversos órgãos de Segurança Pública.

           O CRPOFNO desenvolve alguns projetos de comando a exemplo da integração Operacional das Instituições de Segurança de Fronteira, abrangendo os demais Órgãos de Segurança da Argentina (Gendarmeria Nacional e Policia de Misiones e Corrientes), do Uruguai e do Paraguai, e também da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e Paraná, em razão da área de fronteira, e tem como objetivo a realização de atividades simultâneas no combate aos delitos com enfoque especial aos crimes de fronteira, como ao tráfico de drogas e armas, furto de veículos, contrabando e descaminho, entre outros.

           Nesta sexta-feira (23/11) às 16:30 h será realizada na Praça da Bandeira de Santa Rosa uma Solenidade alusiva ao aniversário do CRPO/FNO sendo que toda a comunidade regional está convidada para prestigiar o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Os Comentários e/ou Sugestões serão avaliados e após exibidos.

Moderador do Blog.