“BRIGADA EM CENA” EM PORTO ALEGRE





Na quarta-feira (20/7), no Teatro Renascença, em Porto Alegre, o efetivo da área do CRPO Fronteira Noroeste, integrantes do grupo teatral “Brigada em cena”, participaram da solenidade de Instalação do Núcleo de Projetos Sociais, vinculado a Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar.

O comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, e o Secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels, além de diversas autoridades, estiveram presentes no evento que contou com a apresentação de diversos projetos sociais desenvolvidos em todo Estado.

O grupo teatral encerrou o evento encenando a peça teatral “Ser policial não é fácil”, baseada na Cartilha de Direitos Humanos da SENASP/MJ.
17ª Operação Simultânea - Resultados



A Operação foi realizada nos dias 06, 07 e 08/7 na área do CRPO/FNO, e envolveu todo efetivo da área do CRPO Fronteira Noroeste, que atuaram em todos os municípios que fazem fronteira com a Argentina, realizando barreiras de fiscalização e patrulhas volantes.

Conforme edições anteriores, a 17º Operação Simultânea visa coibir delitos típicos na fronteira dos três países como furto de veículos e/ou cargas; tráfico ilegal de drogas; tráfico ilegal de armas; abigeato; agressões ao meio-ambiente; contrabando, dentre outros.

Na área deste Comando Regional foram empregados na operação 12 homens, 04 viaturas. Sendo que, resultou na fiscalização de 364 veículos, na abordagem de 598 pessoas e na prisão de 05 pessoas, dentre outros. Em decorrência foram recolhidos 03 veículos, autuados 07.

A ação conjunta entre os países é contínua, podendo-se comprovar através das apreensões de drogas e produtos de contrabando e descaminho, que acontecem rotineiramente na área de atuação deste Comando.

Com os dados coletados neste período da operação; o estreitamento dos laços de amizade entre as Instituições; a inserção de outras instituições; confirma-se o êxito da integração das Instituições de Segurança desses três países em busca do combate a criminalidade em prol da segurança e qualidade de vida das comunidades fronteiriças.
Revista no Presídio Estadual de Santa Rosa

Na segunda-feira (11/7), no Presídio Estadual da cidade de Santa Rosa, foi realizada uma revista geral, efetuada pelo efetivo dos Pelotões Especiais de Santa Rosa, Três Passos e Frederico Wetsphalen.

O objetivo da Operação foi apreender produtos e objetos ilícitos no interior do presídio bem como em suas adjacências.

Foram encontrados no interior das celas, celulares, chips para celulares, facas artesanais, entorpecentes, dentre outros materiais.
17º Operação Simultânea

Na quinta-feira (7/6), durante solenidade em Porto Soberbo, Tiradentes do Sul, ocorreu o lançamento da 17ª Operação Simultânea, marco do trabalho integrado entre as forças de segurança do Brasil, Uruguai e da Argentina .

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, a citar o Comandante do CRPO Fronteira Noroeste, Tenente-Coronel Iguaraçú Ricardo da Silva, do Tenente-Coronel Flamarion Santos Schieffelbin, Chefe do Estado Maior da 9ª Região Policial Militar de Santa Catarina, Delegado Álvaro Ribeiro de Oliveira Neto, Chefe Delegacia Regional da Polícia Civil de Santa Rosa, Comandante Principal Romero Neri – 2° Chefe da Agrupação IV da Gendarmeria, o Comissario General Alberto Julio Maidana, Director Geral de Segurança da Policia de Misiones, Comissario Maior Deonir Bordin, Chefe da Unidade Regional II - Oberá, dentre outras.

O Comandante do CRPO FNO, Tenente-Coronel Iguaraçú, ressaltou a importância da integração entre os países, com o foco nas ações de segurança abrangendo os delitos típicos de fronteira, dentre os quais destacamos: o furto/roubo de veículos e/ou cargas; tráfico de drogas; tráfico de armas; abigeato; agressões ao meio ambiente; contrabando e descaminho, dentre outros.

Recordou também, que esta Operação iniciou entre a Brigada Militar, Policia de Misiones e a Gendarmeria Nacional Argentina, envolvendo estas forças sediadas em Santa Rosa e Oberá, e que hoje, abrange toda a província de Misiones e Corrientes na Argentina, a Fronteira do Uruguai, toda a Fronteira dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Salientou que a integração na realização deste trabalho ocorre em todos os dias do ano, contudo as operações simultâneas servem como um amplo exercício de articulação operacional, identificando as necessidades e problemas comuns de todos os países envolvidos, além de estreitar os laços de amizade.
Teatro Brigada em Cena - Destaque no "Correio do Povo"

Atuação do POEs na área do CRPO FNO

No domingo (2/7), em Santa Rosa, durante o jogo futebol no Estádio Carlos Denardim, onde o time do Juventus recebeu o Avenida, os três POES da área do CRPO Fronteira Noroeste, atuaram de forma integrada, e na ocasião utilizaram o uniforme camuflado urbano.