Maj Luciano

Comandante do CRPO Fronteira Noroeste TCel Iguaraçú, juntamente com oficiais e praças, deseja ao Maj Luciano Bernardino Batista dos Santos, sucesso e felicidade pela sua promoção.

Esperamos, sinceramente, que seu novo posto permita continuar sua contribuição à nossa Instituição.

Que a prosperidade, otimismo, equilíbrio e esperança façam parte de sua caminhada diária.

Sucesso e felicidade pela sua promoção!
Mensagem aos Formandos CTSP 2010/2011


Por mais árdua que seja a luta, por mais distante que um ideal se apresente, por mais difícil que seja a caminhada, existe sempre uma maneira de vencer: A Nossa Fé.

A sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso.

Vocês acreditaram, e venceram.

 
Parabéns e muito sucesso!


São os votos do Comando do CRPO Fronteira Noroeste TCel Iguaraçú e demais integrantes.
 
 
21 de Abril - Dia do Policial

TIRADENTES - Patrono das Polícias Militares do Brasil

Joaquim José da Silva Xavier, o TIRADENTES, denominado de o “Mártir da Independência do Brasil” ou o “Pai da Inconfidência Mineira”, nasceu em 1746, próximo ao Arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, entre a Vila de São José, hoje Tiradentes e São João Del-Rei, em Minas Gerais.
Tiradentes era o quarto dentre sete irmãos, tendo ficado órfão aos 11 (onze) anos de vida. Cuidado por um padrinho, que era cirurgião, trabalhou como mascate e minerador, sendo ainda um dos donos de uma farmácia de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, onde também exercia a profissão de dentista, sendo assim conhecido: Tiradentes. Posteriormente foi militar, servindo na tropa da Capitania de Minas Gerais. Em 1781 foi nomeado como comandante da patrulha do Caminho Novo, a famosa estrada que ligava ao Rio de Janeiro, onde fazia escoltas do transporte do ouro e dos diamantes extraídos da capitania.
Crítico da espoliação do Brasil por Portugal, e conforme relatos históricos, insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, porquanto atingiu apenas o posto de Alferes (corresponde a Aspirante a Oficial), pediu licença da Tropa em 1787. Morou no Rio de Janeiro, trabalhando em projetos de obras hídricas. Insatisfeito com a lentidão e a inércia administrativa da Capital, retornou à Minas, começando a pregar em Vila Rica a idéia de independência do Brasil.
Trabalhou na organização de um movimento com integrantes do clero e outras pessoas influentes, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da Comarca e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento coincidia com acontecimentos mundiais, cujos comentários fervilhavam toda a colônia, tais como a independência dos Estados Unidos da América.
A alta cobrança de impostos, gerado pela “derrama”, uma cobrança forçada de 538 (quinhentos e trinta e oito) arrobas de ouro em impostos atrasados desde 1762, a ser executada pelo então governador de Minas Gerais, Luís Antônio Furtado de Mendonça, o Visconde de Barbacena, iniciou a movimentação da insurreição em Vila Rica. Os portugueses, Basílio de Brito Malheiro do Lago, Joaquim Silvério dos Reis e o açoriano Inácio Correia de Pamplona, em troca do perdão de suas dívidas com a Fazenda Real, delataram tudo ao Visconde de Barbacena. A derrama foi suspensa e os conjurados presos.
Tiradentes fugiu para o Rio de Janeiro, mas foi novamente delatado por Joaquim Silvério. Preso, assumiu tudo, sendo condenado à morte após três anos de um longo processo. Outros inconfidentes foram indultados e somente Tiradentes foi executado no dia 21 de abril de 1792.
Tiradentes após executado, foi esquartejado e salgado. A sua cabeça foi colocada dentro de uma gaiola e levada para Ouro Preto, onde foi exposta em um poste. As suas pernas cravadas em estacas na Estrada das Minas e os seus braços levados para Barbacena. O sangue de Tiradentes serviu para que fosse lavrada a certidão de cumprimento da sentença, onde foi declarada infame sua memória.

O CRPO Fronteira Noroeste parabeniza a todos Policiais Militares que cada dia deixam o aconchego do seu lar, para cumprir sua missão de proteger a sociedade mesmo com o risco da própria vida.
DIA DO POLICIAL

“7º BPM Realiza Formatura Alusiva ao Dia do Policial”

No dia 20 de abril (quarta-feira), o 7º BPM - “Batalhão Coronel Barão” - realizou formatura alusiva ao Dia do Policial, o qual é comemorado no dia 21 de abril.
O Dia Policial é comemorado em alusão ao Dia de Tiradentes, Patrono de todas as polícias, militares e civis, do Brasil. 
A formatura contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Fronteira Noroeste – Ten Cel IGUARAÇU RICARDO DA SILVA, Comandante Comandante do Corpo de Bombeiros de Três Passos – 1º Sgt MÁRCIO, Comandante do Grupamento Ambiental da Brigada Militar de Três Passos - 3º Sgt DICKEL, Presidente da AMUCELEIRO – CLAIRTON CARBONI, Prefeito de Três Passos – CLERI CAMILOTTI, Presidente da Câmara de Vereadores de Três Passos – Vereador TARCISIO KUHN, Delegada Regional de Polícia Civil – Del. CRISTIANE DE MOURA E SILVA, Representante da SUSEPE – RODRIGO PERASSOLO, Presidente do COMSEPRO de Três Passos, ALDIR MAURO HUBNER, além de secretários municipais e demais autoridades.
Durante a solenidade foi agraciado, com o título de Policial Militar Destaque, o 1º Sgt JOSÉ ELOIR CAMPOS DA SILVA, atualmente servindo no Pelotão de Santo Augusto, por ter se destacado nas atividades de policiamento ostensivo.
Após a formatura, a confraternização teve continuidade com a realização de Torneio de Futebol Sete e almoço.

Dados 16ª Operação Simultânea de Fronteira

A Operação foi realizada nos dias 13, 14 e 15/4 na área do CRPO/FNO, e envolveu o efetivo dos Pelotões de Operações Especiais do 4º BPAF/Santa Rosa, 7º BPM/Três Passos e 37º BPM/Frederico Westphalen, que atuaram em todos os municípios que fazem fronteira com a Argentina, realizando barreiras de fiscalização e patrulhas volantes.
Nesta edição, além da Brigada Militar(CRPO/FNO/Santa Rosa e Missões/Santo Ângelo), Policia de Misiones, Gendarmeria Nacional Argentina, Polícia Militar de Santa Catarina e Paraná, integraram-se à ação a Policia e a Gendarmeria da Província de Corrientes/Argentina, a Polícia Nacional do Uruguai e os demais Comandos Regionais da Brigada Militar que fazem Fronteira com esses países(CRPO Fronteira Oeste/Santana do Livramento e Sul/Pelotas).
Conforme edições anteriores, a 16º Operação Simultânea visou coibir delitos típicos na fronteira dos três países como furto de veículos e/ou cargas; tráfico ilegal de drogas; tráfico ilegal de armas; abigeato; agressões ao meio-ambiente; contrabando, dentre outros. Nesta edição foram inciadas  tratativas para troca de informações e qualificação dos efetivos das Instituições participantes, visando os eventos da Copa do Mundo de 2014.
Na área deste Comando Regional foram empregados na operação homens, viaturas e     barco. Sendo que, resultou na fiscalização de 846 veículos, na abordagem de 1.316  pessoas e na prisão de 03 pessoas, dentre outros. Em decorrência foram recolhidos 07 veículos, autuados  24  e recolhida 01 carteira de habilitação. Foram fiscalizados 86 estabelecimentos comerciais dentre bancos, bares e postos de combustível.
A ação conjunta entre os países é contínua, podendo-se comprovar através das apreensões de drogas e produtos de contrabando e descaminho, que acontecem rotineiramente na área de atuação deste Comando.
Com os dados coletados neste período da operação; o estreitamento dos laços de amizade entre as Intituições; a inserção de outras instituições; confirma-se o êxito da integração das Instituições de Segurança desses três países em busca do combate a criminalidade em prol da segurança e qualidade de vida das comunidades fronteiriças.

16ª Operação Simultânea Internacional

Na quinta-feira (14/4), às 16h, em Alba Posse/Provincia de Misiones/Argentina, com a presença de representantes das Instituições de Segurança de Fronteira do Brasil, Argentina e Uruguai, foi lançada a 16ª Operação Simultânea Internacional.
Participam do evento o Subsecretário de Segurança e Justiça da Província de Misiones, Chefe da Agrupacion IV de Misiones-Gendarmeria Nacional Argentina, Chefe da Policia de Misiones, Comandante-Geral da Brigada Militar, Delegado Regional da Polícia Civil de Santa Rosa e Três Passos, Comandante da 9ª Região Policial Militar de Santa Catarina, Prefeito Municipal de Alba Posse e de Santa Rosa, entre outras autoridades civis e militares. As tratativas iniciais para a realização deste trabalho integrado entre as forças de segurança do Brasil e da Argentina são anteriores a 2000, e tiveram o objetivo inicial em conhecer as respectivas instituições, suas competências, estreitar laços de amizade, e identificar necessidades e problemas mútuos. 
As Operações Simultâneas começaram efetivamente em 2005 e tem por foco o combate aos delitos típicos de fronteira, dentre os quais destacamos: O furto/roubo de veículos e/ou cargas; tráfico de drogas; tráfico de armas; abigeato; seqüestro; tráfico e exploração de seres humanos; furto de máquinas, defensivos e implementos agrícolas; agressões ao meio ambiente; contrabando e descaminho, dentre outros. 
Cabe ressaltar que o trabalho integrado ocorre em todos os dias do ano, e as operações, sempre em dia agendado, a exemplo da que realizamos nestes dias.
Esta prática, além de representar a união das forças de segurança dos países, coloca em ação todos os recursos humanos e materiais disponíveis pelas corporações.
O trabalho que iniciou entre a Brigada Militar, Policia de Misiones e a Gendarmeria Nacional Argentina, envolvendo estas forças sediadas em Santa Rosa e Oberá, hoje abrange toda a província de Misiones, grande parte do Rio Grande do Sul e os Estados de Santa Catarina e Paraná.
O destaque nesta 16ª Operação Simultânea é a integração da Gendarmeria Nacional Argentina e Policia da Província de Corrientes, a Polícia Nacional do Uruguai e os demais Comandos Regionais da Brigada Militar que fazem Fronteira com a Argentina e Uruguai.
Os resultados do trabalho integrado são observados rotineiramente, a exemplo de prisões por tráfico de drogas e contrabando, recuperação de veículos furtados que foram  trocados por drogas, combate aos delitos ambientais, dentre outros.