Acendimento do Fogo Simbólico

Quarta-feira (18/8), na sede do 37ºBPM, Frederico Westphalen, ocorreu o acendimento da pira com a centelha do fogo simbólico, que ficará sob a guarda da Brigada Militar para a Semana da Pátria.

A centelha do fogo simbólico foi recebida das mãos do Coronel da Reserva Remunerada, Álvaro Raul Cruz Ferreira, presidente da Liga de Defesa Nacional. O ato foi realizado em conjunto com o Prefeito Municipal de Frederico Westphalen, Excelentíssimo Sr José Alberto Panosso, o Presidente da Câmara Municipal, Excelentíssimo Sr. Eusébio Cansian e o Cmt do 37ºBPM TCel Iguaraçu Ricardo da Silva.

A Chama Volitiva tem por objetivo exaltar os valores cívico-militares mais intrínsecos da alma da Brigada Militar. O fogo simboliza ardor, energia, vivacidade, sentimento veemente, entusiasmo, pureza, imaginação viva e altivez, sentimentos que são inerentes ao espírito livre e combativo que anima à cultura Brigadiana há cento e setenta e dois anos.

É conduzida pela Liga da Defesa Nacional (LDN), entidade cívico-cultural, fundada em 7 de setembro de 1916 por uma plêiade de ilustres patriotas, liderados pelo poeta Olavo Bilac, consubstanciada no seu estatuto inicial, datado de 23 de setembro de 1916, com a finalidade de "robustecer na opinião pública nacional um elevado sentimento de patriotismo". Atualmente a atividade de maior destaque promovida pela Liga é a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, realizada pela primeira vez em 1938.

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu da idéia de um grupo de patriotas gaúchos que buscavam um símbolo que representasse o ardor patriótico do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Os Comentários e/ou Sugestões serão avaliados e após exibidos.

Moderador do Blog.